Podcast Minha Vaga, Minhas Regras fala da angústia do desemprego e da saúde mental no trabalho

Produção da Folha com o Linkedin ouviu quem sentiu isso na pele e também psicóloga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil registrou cerca de 13,7 milhões de pessoas sem trabalho no trimestre encerrado em agosto deste ano. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego naquele período foi de 13,2%. E fazer parte de essa estatística pode ser prejudicial não só para as finanças, mas também para a saúde mental de quem não consegue se colocar no mercado profissional.

É o caso do jovem paulistano Valter Lino, 25, formado em administração de empresas. "Todos os períodos em que me encontrava desempregado, eu sentia como se tivesse fracassado", conta Lino.

Quem está empregado também se depara com desafios na hora de cuidar do fator psicológico. "Eu tive dois episódios de burnout", diz a publicitária Carol Milters, 34.

A angústia do desemprego e a saúde mental no trabalho são temas do segundo episódio do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, publicado nesta terça-feira (23). Ouça abaixo:

Para a psicóloga do trabalho Miryam Mazieiro, do Instituto de Psiquiatria da USP, o desemprego pode afetar a saúde mental porque vivemos em uma sociedade na qual "o trabalho é formador da nossa identidade".

"[O emprego] tem uma centralidade muito grande na vida do indivíduo adulto. Quando nos apresentamos pra alguém, geralmente perguntamos o nome da pessoa e, em seguida, o que ela faz. O trabalho nos define."

O Minha Vaga, Minhas Regras é uma produção da Folha em parceria com o Linkedin. O podcast fala sobre vida profissional e traz dicas para quem quer começar ou progredir na carreira. O primeiro episódio, lançado no dia 9 de novembro, tratou dos mitos e verdades que candidatos enfrentam na hora de conseguir emprego.

A apresentação e o roteiro são do jornalista Bruno B. Soraggi, que desde 2013 é repórter da Folha​, na qual já passou pelo Guia Folha, revista sãopaulo e coluna Mônica Bergamo.

Ele é acompanhado pela editora-sênior do Linkedin Notícias, Claudia Gasparini. Ela atua desde 2018 com criação e curadoria de notícias e análises sobre o mercado de trabalho no LinkedIn, que hoje tem 51 milhões de usuários no Brasil.

A edição de som é de Luan Alencar.

O podcast pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros aplicativos. Os episódios vão ao ar a cada 15 dias, às terças-feiras.

Minha Vaga, Minhas Regras
Quando
quinzenalmente às terças
Onde nas principais plataformas de podcast

O podcast Minha Vaga, Minhas Regras é feito pela Folha com o Linkedin
O podcast Minha Vaga, Minhas Regras é feito pela Folha com o Linkedin - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.