Por que é importante ter pessoas trans ao seu lado no trabalho? Ouça o podcast

Quarto episódio do Minha Vaga, Minhas Regras fala de diversidade nas empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O estudante Gregori Miranda é um homem transexual de 26 anos que já enfrentou preconceito em diferentes empregos. Depois de trabalhar em bicos durante a juventude, ele conseguiu um estágio.

"A gente fala tanto de um lugar de dificuldade, mas esquecemos também que somos potências. Que somos potencializadores", diz ele, que hoje atua na área de reparação social da 99jobs, uma empresa de recrutamento.

O Geovanni Giuliani, 27, também é um homem trans que teve que se impor para conseguir o respeito de colegas de escritório. "As pessoas procuram ‘passabilidade’. Procuram que você seja uma pessoa ‘passável’ perante a sociedade, que você realmente pareça ser o que você disse que é", conta ele.

O quarto episódio do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, trata da importância de se ter pessoas trans ao seu lado no trabalho. Ouça abaixo:

Ainda que longe do ideal, o debate sobre diversidade nas empresas —o que inclui não apenas trans, mas negros, mulheres, entre outros recortes— tem avançado.

É o que afirma Danielle Torres, mulher trans e sócia-diretora na KPMG Brasil, uma multinacional que atua nas áreas de auditoria e de consultoria.

Para ela, a situação atual "não se compara com o que foi há cinco ou dez anos". "Mas isso não impede de reconhecer que ainda existe um enorme caminhar pela frente, né?", acrescenta.

Mas e depois da contratação, o que vem? "O que ocupa muito o que eu penso é como vai ser o crescimento desses jovens e dessas jovens que estão iniciando a sua carreira profissional?", questiona Danielle.

"[Tem que] existir um ambiente seguro, onde eles [jovens trans] percebam que suas habilidades são valorizadas, e que eles encontrem também oportunidades de crescimento. É isso que vai aproxima-los dos cargos de liderança."

O episódio também traz uma entrevista com a advogada Márcia Rocha, a primeira mulher trans eleita para o conselho da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo). Ela é uma das fundadoras da Transempregos, projeto que oferece palestras, formação profissional e vagas de trabalho para a população trans no Brasil.

"Uma pessoa trans faz parte da diversidade humana. As empresas estão entendendo que quanto mais diversidade elas têm, melhor é o trabalho", avalia Márcia.

Danielle Torres, sócia da consultoria internacional KPMG
Danielle Torres, sócia da consultoria internacional KPMG - 12.jun.2018 Bruno Santos/Folhapress

O Minha Vaga Minhas, Regras é uma produção da Folha em parceria com o Linkedin.

O primeiro episódio, lançado no dia 9 de novembro, tratou dos mitos e verdades que candidatos enfrentam na hora de conseguir emprego. O segundo, publicado em 23 de novembro, abordou a angústia do desemprego e a saúde mental no trabalho. O terceiro, lançado no último dia 6, trouxe dicas do que jovens da geração Z podem contar em entrevistas de emprego para contornar a falta de experiência profissional.

A apresentação e o roteiro são do jornalista Bruno B. Soraggi, que desde 2013 é repórter da Folha​, na qual já passou pelo Guia Folha, revista sãopaulo e coluna Mônica Bergamo.

Ele é acompanhado pela editora-sênior do LinkedIn Notícias, Claudia Gasparini. Ela atua desde 2018 com criação e curadoria de notícias e análises sobre o mercado de trabalho no LinkedIn, que hoje tem 51 milhões de usuários no Brasil.

A edição de som é de Luan Alencar.

O podcast pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros aplicativos. Os episódios vão ao ar a cada 15 dias, às terças-feiras.

Minha Vaga, Minhas Regras
Quando
quinzenalmente às terças
Onde nas principais plataformas de podcast

Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin
Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.