Como não ser enganado por notícias falsas em 2022; ouça podcast

Especialista ensina a identificar fake news e diz como ajudar quem está acreditando em mentiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As eleições presidenciais de 2022 devem ser um terreno fértil para a propagação de notícias falsas. A avalanche de notícias que acontece durante os períodos eleitorais é propícia para quem quer produzir desinformação.

A ameaça das fake news é tão séria que as autoridades brasileiras estão se preparando antes mesmo do começo oficial das campanhas. O Tribunal Superior Eleitoral já proibiu, por exemplo, o envio massivo de propaganda e mensagens por aplicativos nas eleições deste ano.

O Café da Manhã desta segunda-feira (3) trata de como navegar nesse mar de informação e desinformação. A presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, que faz parte do conselho editorial da Folha, explica como identificar uma notícia falsa e dá dicas de como ajudar quem acaba acreditando em um monte de mentiras.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar o aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes e Bruno Soraggi. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.