Descrição de chapéu Café da Manhã

O cerco a quem se recusa a tomar a vacina contra a Covid-19; ouça podcast

Governos pelo mundo vêm adotando restrições aos não imunizados e buscam maneiras de incentivar a vacinação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

À medida que a vacinação contra a Covid-19 desacelera em muitos países, governos buscam estratégias para convencer aqueles que ainda não se imunizaram. A província canadense de Québec, por exemplo, proibiu a venda de maconha e álcool para não vacinados. A Austrália proibiu a entrada de não imunizados –o que levou à deportação do tenista número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic.

Pesquisadores dizem que esse tipo de medida tem um efeito direto na cobertura vacinal. Um estudo mostrou que a exigência de certificado fez a imunização subir 13 pontos percentuais na França, quase 10 pontos na Itália e 6 pontos na Alemanha.

Aqui no Brasil, o Supremo Tribunal Federal obrigou o governo a estabelecer regras para a entrada de viajantes não vacinados, mas a gestão de Jair Bolsonaro é contra criar restrições dentro do país. As medidas ficaram por conta de estados e municípios.

Nesta quinta-feira (20), o Café da Manhã trata do cerco aos não vacinados. O médico, advogado sanitarista e pesquisador da USP Daniel Dourado analisa a eficácia de medidas de restrição como estímulo para quem resiste a se imunizar.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.