Descrição de chapéu Café da Manhã Coronavírus

Covid longa afeta pacientes e ainda intriga os médicos; ouça podcast

Sintomas que persistem meses depois da infecção ainda são pouco compreendidos pela ciência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para a maioria das pessoas que tiveram Covid-19, os sintomas da doença passam em alguns dias. Mas para uma parcela menor dos contaminados, as sequelas da doença podem durar semanas ou até meses.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, entre 10% e 20% dos infectados pelo coronavírus podem desenvolver a chamada "Covid longa". A OMS alerta que isso pode acontecer inclusive com quem teve casos leves da doença, o que preocupa pacientes e também causa impactos nos sistemas de saúde.

No episódio desta quinta (24), o Café da Manhã conversa com o pneumologista Carlos Carvalho, diretor da UTI respiratória do Incor. Coordenador de um estudo sobre Covid longa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Carvalho fala sobre o que já se sabe sobre a condição. O episódio traz também o depoimento da psicóloga Patricia Acacia, 38, que teve sintomas persistentes da doença.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Laila Mouallem, Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.