Podcast: como Janja ganhou espaço na campanha de Lula

Esposa do ex-presidente atua nos bastidores, discursa em eventos e influencia retórica de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Casada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde maio, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, tem ganhado cada vez mais influência na campanha do petista.

Janja tem aparecido nos discursos de Lula, que vem se dizendo um homem apaixonado para se apresentar como um político que quer pacificar o país. Ao mesmo tempo, ele usa a retórica amorosa para tentar projetar em Jair Bolsonaro (PL) a imagem de um presidente com comportamento agressivo.

A esposa do ex-presidente também tem sido uma voz nas decisões dos bastidores da campanha, além de participar de eventos e discursar para o público. Dentro do PT, estrategistas temem que a exposição de Janja transforme a socióloga em alvo dos bolsonaristas.

No episódio desta terça-feira (23), o Café da Manhã conversa com Julia Chaib, repórter da Folha em Brasília. Ela explica a participação de Janja na campanha de Lula e discute os resultados que o PT espera com a atuação da socióloga.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.