Podcast: a ameaça nuclear de Putin e a nova fase da Guerra da Ucrânia

Presidente russo ordena mobilização de 300 mil e fala em usar armas atômicas para proteger territórios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cerca de sete meses depois do início da invasão na Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin anunciou na quarta-feira (21) uma mobilização parcial de 300 mil reservistas para lutar na guerra. Ele fez novas ameaças nucleares, dizendo que as potências ocidentais cruzaram todos os limites e que a Rússia vai usar "todos os meios à disposição" para se defender.

O anúncio vem num momento em que o exército russo sofre um revés na guerra, com forças ucranianas recapturando territórios que estavam nas mãos de Moscou desde o início da invasão.

As ameaças de Putin foram respondidas no mesmo dia por seus adversários. Em um discurso na ONU, o presidente americano Joe Biden chamou a fala de "irresponsável" e acusou a Rússia de violar a carta das Nações Unidas.

No episódio desta quinta-feira (22), o Café da Manhã conversa com o professor de relações internacionais da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Oliver Stuenkel sobre a nova fase da guerra da Ucrânia e os riscos que as ameaças de um conflito nuclear representam.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.