Podcast: os desafios das pesquisas eleitorais neste ano; ouça

Bolsonarismo tenta desacreditar institutos, que também sofrem com violências nas ruas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um pesquisador do Datafolha foi agredido com chutes e socos por um bolsonarista em Ariranha (a 378 km de São Paulo), na semana passada. O episódio faz parte de uma escalada de hostilidade contra profissionais do instituto em meio ao processo eleitoral.

Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem adotado uma estratégia de desacreditar institutos de pesquisa –no que vem sendo seguido por aliados, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). O objetivo é tentar descredibilizar esses órgãos e refutar o cenário apontado por eles.

O Café da Manhã desta segunda-feira (26) explica como os institutos lidam com os desafios deste ano eleitoral, o que inclui medir fenômenos como a radicalização e o temor de violência política, além de fatores que podem ser decisivos para o resultado do primeiro turno, como o voto útil e a abstenção. O episódio tem entrevista com Luciana Chong, diretora-geral do Datafolha, e Renata Nunes, diretora de pesquisas do instituto, que pertence ao Grupo Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.