Descrição de chapéu Deus te ouça

Serginho Groisman: Judaísmo para mim é uma relação com os que partiram; ouça podcast

Em entrevista a Deus te Ouça, apresentador conta como a morte do pai mudou sua forma de sentir a religião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista Serginho Groisman, sexto convidado de Deus te Ouça, conta em entrevista ao podcast como a perda do pai provocou um reencontro com os rituais do judaísmo e mudou sua forma de sentir a religião em 2000.

Aos 72 anos, o apresentador do programa "Altas Horas", da TV Globo, também relembra a construção da amizade com o rabino Henry Sobel, que morreu em 2019. Ele explica ainda como conciliou uma visão laica de mundo, influenciada pela convivência com artistas e intelectuais dos anos 1970 e 1980, com as percepções da vida e da morte fornecidas pela Torá.

Ouça o podcast:

"Eu não tinha em mim esse simbolismo do judaísmo, apesar de entender algumas coisas. E isso mudou muito [com a morte do pai]. O judaísmo para mim hoje é uma relação com as pessoas que partiram, uma relação de sentir presente", diz Groisman no episódio. "O Sobel falou: ‘existe uma maneira de manter seu pai e sua mãe vivos, que é pensar neles; enquanto você pensar neles estão vivos, se você esquecer deles aí sim eles vão estar mortos’."

Serginho de camisa clara no estúdio do programa Altas Horas
O apresentador Serginho Groisman - Fabio Rocha/Globo

No podcast de entrevistas sobre fé e religião, personalidades contam como crenças —e também descrenças— acompanham suas trajetórias de vida e opiniões.

A temporada de Deus te Ouça terá sete episódios, publicados sempre às quartas-feiras, às 7h, que podem ser ouvidos de graça nas principais plataformas de podcast.

Entre os entrevistados estão a jornalista católica Maria Beltrão, a influencer muçulmana Mariam Chami, o humorista ateu Fábio Porchat e o comediante candomblecista Yuri Marçal.

Capa com o título Deus te Ouça centralizado e seis ilustrações de pares de mãos em diferentes gestos religiosos
Podcast Deus te Ouça traz entrevistas com personalidades sobre fé e religião - Catarina Pignato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.