Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast discute por que ativistas estão atacando obras de arte

Expresso Ilustrada debate o que há por trás de protestos ambientais ocorridos em museus famosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pintor holandês Vincent Van Gogh fez quatro pinturas de girassóis em 1888 para decorar a sala do artista Paul Gauguin. O francês tinha uma casa de paredes amarelas em Arles, no sul da França, e as flores de mesmo tom pelas quais ele era fascinado seriam penduradas naquelas paredes.

Hoje, uma dessas pinturas, a "Girassóis", é avaliada em 506 milhões de reais e foi parar no acervo da National Gallery, em Londres. Na semana passada, porém, duas ativistas ambientais arremessaram duas latas de sopa de tomate no quadro.

Depois de jogarem o líquido na tela, elas colaram as próprias mãos na parede da instituição e fizeram um discurso que viralizou nas redes sociais. A sopa atingiu o vidro que cobre a obra, que não foi danificada.

mulheres agachadas debaixo de um quadro com sopa de tomate
Ativistas do grupo Just Stop Oil na National Gallery, em Londres - Reuters

As duas são manifestantes do Just Stop Oil, algo como "parem com o petróleo". Essa não é a primeira vez que pessoas desse grupo atacam obras de arte para chamar atenção e tentar pressionar governos a parar de usar combustíveis fósseis.

Obras como "A Última Ceia", "Mona Lisa", ambas de Leonardo Da Vinci, e "A Carroça de Feno", de John Constable, foram alvo recentes de protestos desse estilo.

Com o crescimento da tendência, algumas perguntas pairam no ar: por que ativistas escolheram protestar dentro de museus para reivindicar mudanças ambientais? Será que os museus estão se tornando cada vez mais um palco de discussões políticas, ou devem permanecer como locais intocados, consagrados somente às artes?

No Expresso Ilustrada desta semana, Giselle Beiguelman, artista plástica e autora de "Políticas da Imagem – Vigilância e Resistência na Dadosfera", comenta o fenômeno e explica como os museus se tornaram um espaço de protestos.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som é de Raphael Concli. A apresentação é de Marina Lourenço e Carolina Moraes, que assina o roteiro.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

logo vermelho
Logo do podcast Expresso Ilustrada
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.