Podcast: desinformação na campanha, a ação do gabinete do ódio e a tática do janonismo

Ataques ganham espaço no 2° turno, e controle de informações dá trabalho para Justiça Eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Um recorte de vídeo fora de contexto, uma insinuação ou uma mentira deslavada. Nas eleições, esse tipo de material costuma inundar os aplicativos de mensagens e os feeds de usuários anônimos. Mas isso também pode fazer parte da estratégia oficial das campanhas.

Os ataques da corrida presidencial em curso estão dando trabalho para a Justiça Eleitoral, que controla o que permanece e o que deve sair do ar. Até sábado (15), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tinha atendido à campanha de Jair Bolsonaro (PL) seis vezes em ações sobre fake news, enquanto a coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve decisões favoráveis em ao menos 37 casos do mesmo tipo no tribunal.

O Café da Manhã desta terça-feira (18) trata da estrutura que atua para espalhar desinformação. O episódio discute o impacto dos ataques feitos no segundo turno, analisa como as campanhas têm explorado a desinformação e avalia as respostas da Justiça Eleitoral. O entrevistado é Wilson Gomes, professor da Universidade Federal da Bahia e colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.