Podcast: o silêncio de Bolsonaro e o primeiro dia de transição para o governo Lula

Presidente não reconheceu derrota; caminhoneiros protestam contra resultado bloqueando estradas pelo país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) quebrou a tradição estabelecida desde a redemocratização e não reconheceu a derrota nas urnas após o fim da contagem dos votos. O silêncio de Bolsonaro já dura mais de 24 horas e gera dúvidas sobre como se dará o processo de transição do governo, que depende da cooperação do Palácio do Planalto.

Aliados importantes do presidente se manifestaram reconhecendo a vitória de Lula (PT). Ao mesmo tempo, estradas de cerca de 20 estados têm bloqueios feitos por caminhoneiros bolsonaristas em protesto ao resultado da eleição. A Polícia Rodoviária Federal, que agiu para impedir o transporte de eleitores em regiões do Nordeste no domingo (30), não interveio para liberar o trânsito.

No Café da Manhã desta terça-feira (1º), a diretora da sucursal de Brasília da Folha, Camila Mattoso, e a repórter Júlia Chaib falam sobre o primeiro dia da transição de governo, o que explica o silêncio de Bolsonaro e quais devem ser as prioridades de Lula nos próximos dias.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.