Podcast: a vitória de Lula, o futuro de Bolsonaro e a transição de poder

Petista conquista inédito terceiro mandato em eleição mais apertada da redemocratização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lula (PT) venceu neste domingo (30) o segundo turno das eleições presidenciais de 2022 e voltará a ser presidente do Brasil. Ele derrotou Jair Bolsonaro (PL), por 50,9% contra 49,1% dos votos válidos.

O petista conquista um inédito terceiro mandato e reconduz o partido ao comando do país seis anos após o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016. Os resultados da urna, porém, mostram que o novo presidente assumirá um país dividido: o pleito terminou com a menor diferença entre o vencedor e o derrotado desde a redemocratização.

Também desde o início do período democrático, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente a disputar a reeleição e perder. Ele não se pronunciou neste domingo.

Em seu primeiro discurso depois do resultado, Lula agradeceu a Deus, disse ter derrotado a máquina do governo e falou em conciliação.

O episódio desta segunda-feira (31) do Café da Manhã ouve o editor de Política da Folha, Eduardo Scolese, sobre a vitória de Lula, o futuro do presidente Jair Bolsonaro e o que esperar da transição de poder.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Angela Boldrini, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.