Descrição de chapéu Café da Manhã

Café da Manhã chega ao episódio mil e se prepara para cobrir novo governo

Programa diário que é parceria entre Folha e Spotify inspirou podcasts na América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Café da Manhã, podcast diário da Folha e do Spotify, chega nesta sexta-feira (2) à milésima edição. O episódio de número mil trata do debate público brasileiro e do diálogo possível em uma entrevista com o escritor Francisco Bosco.

No ar desde 1º de janeiro de 2019, o programa se tornou referência ao tratar de forma direta e descomplicada os temas mais quentes do noticiário —levando aos ouvintes análises, opiniões e grandes histórias por meio de entrevistas com repórteres e especialistas.

O Café acompanhou de perto o governo Jair Bolsonaro, levou ao público informações importantes para passar pela pandemia de Covid-19 e explicou temas complexos do noticiário, como a Guerra na Ucrânia. Também seguiu de perto os principais acontecimentos da eleição mais acirrada da democracia brasileira.

Fez isso em episódios marcantes, como os que analisaram os debates presidenciais e os resultados da eleição; que explicaram grandes temas, por exemplo os motivos que desencadearam a Guerra na Ucrânia e a saída dos Estados Unidos do Afeganistão; e entrevistas com especialistas e importantes figuras da política.

"O noticiário intenso dos últimos quatro anos rendeu muitos ‘Cafés’ quentes sobre política, economia, saúde e comportamento. Produzir programas especiais e mudar de tema no final do dia diante de um novo acontecimento foi algo possível graças ao trabalho intenso de uma equipe muito engajada. Estamos prontos para os desafios dos próximos mil episódios", diz Magê Flores, apresentadora do Café da Manhã e editora de Podcasts da Folha.

Agora, enquanto detalham o processo de transição entre Bolsonaro e Lula, os jornalistas se preparam para seguir de perto a cobertura do novo governo.

O podcast pode ser ouvido exclusivamente no Spotify, serviço de streaming especializado em música, podcast e vídeo, e no site da Folha.

O Café foi o quarto podcast mais ouvido do Spotify no Brasil em 2022, e o mais escutado na categoria de notícias. Bateu recordes de ouvintes e horas com a cobertura em cima do lance da eleição deste ano e com a publicação de conteúdos extras, como a minissérie documental Passado a Quente, produzida pelo Spotify.

O produtor do Spotify Rodrigo Vizeu, que apresentou a minissérie e também o próprio Café da Manhã até 2020, ressalta que a parceria com a Folha foi tão bem sucedida em termos de qualidade e audiência que deu início a uma franquia de outros Originais Spotify noticiosos em parceria com veículos de comunicação de México, Colômbia, Argentina e Chile. "O Café brasileiro foi pioneiro em consolidar o interesse do público por jornalismo em áudio na América Latina", afirma.

Na Folha, o catálogo de programas em áudio coordenados pela editoria de Podcasts reúne mais de 20 produtos, entre eles o Boletim Folha, com o resumo do noticiário em duas edições diárias; Expresso Ilustrada, sobre cultura; e Ilustríssima Conversa, de entrevistas com autores de não ficção.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.