Podcast: a crise na Defesa e a relação do governo com militares após ataque golpista

Ministro enfrenta pressão de setores do PT que buscam postura mais dura com militares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes no último domingo (8) geraram uma crise no Ministério da Defesa, comandado por José Múcio.

Ao assumir o cargo, o ministro havia dito que os acampamentos bolsonaristas pró-golpe eram "manifestações da democracia" –mas foi do agrupamento em frente ao QG do Exército em Brasília que partiram os extremistas responsáveis por vandalizar o Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso.

Ainda no domingo, a Polícia Militar do Distrito Federal foi ao acampamento na capital federal para prender pessoas que participaram dos ataques à democracia, mas chegou a ser impedida de entrar pelo Exército. No dia seguinte, a Força participou da operação de desmonte do acampamento.

A crise deu início a um processo de fritura de Múcio na pasta da Defesa, com críticas contra ele vindas de aliados do governo.

O Café da Manhã desta quinta-feira (12) analisa as ações do Ministério da Defesa diante das ameaças golpistas, a pressão pela queda de Múcio e a postura das Forças Armadas no último domingo. O podcast conversa com Alcides Costa Vaz, que é professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB (Universidade de Brasília).

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Raphael Concli e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.