Descrição de chapéu Café da Manhã yanomami

Podcast: O socorro aos yanomamis e os rumos das investigações

Repórter enviado a Roraima conta como estão as medidas emergenciais após dez dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde o dia 20 de janeiro, quando o governo Lula declarou estado de emergência em saúde pública na Terra Indígena Yanomami, um comitê foi criado para coordenar as ações de socorro. A Força Nacional do SUS passou a atender os pacientes, e hospitais de campanha foram montados em Roraima.

Em paralelo às medidas emergenciais, o Ministério da Justiça pediu na semana passada a abertura de um inquérito para apurar a responsabilidade de garimpeiros e agentes políticos pela crise humanitária. A Polícia Federal vai investigar os crimes de genocídio e omissão de socorro.

Reportagens revelaram que alertas sobre a gravidade do estado de saúde de crianças e da falta de medicamentos na região não foram levados adiante pelo governo Jair Bolsonaro.

Nesta segunda-feira (30), o Café da Manhã conversa com o repórter Vinicius Sassine, que está em Roraima e relata a situação dos yanomamis dez dias depois do decreto de emergência. Ele também analisa os caminhos das investigações e discute o papel dos invasores e políticos nessa crise. O episódio traz ainda trechos de uma entrevista com o líder indígena Davi Kopenawa.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.