Podcast: o que o governo Lula espera do novo comandante do Exército

Militar que defendeu democracia em discurso assume em meio a crise de confiança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à crise de confiança entre o governo e as Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o comandante do Exército, o general Júlio Cesar de Arruda, que não chegou a completar um mês no cargo.

Para o lugar dele, foi escolhido o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que ocupava o posto de comandante militar do Sudeste. Dias antes, Paiva tinha feito um discurso contundente em defesa da democracia, pedindo o respeito ao resultado das eleições e defendendo a posição apolítica e apartidária do Exército.

Segundo auxiliares do presidente, Arruda vinha se esquivando de tomar medidas em resposta às suspeitas de Lula de que agentes das Forças Armadas tenham facilitado a ação dos golpistas no dia 8 de janeiro. A troca repentina no comando do Exército teria potencial para acirrar tensões, mas o governo Lula avaliou que a saída do general era importante para o presidente reforçar sua autoridade.

No Café da Manhã desta quarta-feira (25), o repórter da Folha Cézar Feitoza conta como Tomás Paiva foi alçado ao maior posto do Exército, discute se ele é o democrata que sinalizou em discurso e analisa o peso da troca de comando.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.