Podcast: a 1ª viagem internacional de Lula e a relação do Brasil com a América Latina

Presidente participou de cúpula e encontrou líderes da Argentina e do Uruguai

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Lula fez sua primeira viagem internacional nesta semana, com uma visita primeiro à Argentina e depois ao Uruguai.

O compromisso de ir ao país vizinho encontrar o presidente argentino Alberto Fernández já tinha sido definido logo após a posse do petista. Os dois reafirmaram votos de aproximação, disseram ter avançado em projetos como o de criar uma moeda comum para o comércio bilateral e assinaram acordos de cooperação.

Lula também encontrou empresários e participou da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos). O Brasil tinha deixado o bloco durante o governo de Jair Bolsonaro. No discurso, Lula disse que quer fortalecer o diálogo com os países da América Latina e reforçar o multilateralismo na região.

Já no Uruguai, o presidente encontrou o direitista Luis Alberto Lacalle Pou, com quem falou sobre obras de infraestrutura e o acordo comercial que os uruguaios querem fazer com a China –negociação que é vista pelo Brasil como uma ameaça ao Mercosul.

O Café da Manhã desta quinta-feira (26) discute as principais propostas de parcerias discutidas na primeira viagem internacional de Lula e analisa a relação do Brasil com outros países latino-americanos. O podcast entrevista a colunista da Folha Sylvia Colombo, que acompanhou a viagem do presidente.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles. A produção é de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.