Descrição de chapéu Café da Manhã Governo Lula

Podcast: A crise humanitária dos yanomamis e os alertas ignorados por Bolsonaro

Equipe do Ministério da Saúde encontrou falta de assistência e proliferação de doenças no território indígena de 30 mil habitantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fotografias que circularam no fim de semana mostram indígenas yanomamis desnutridos, entre eles crianças com ossos à mostra e idosos com o esqueleto visível. A crise de saúde fez o governo decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no território.

Uma comitiva oficial começou a chegar a Roraima na semana passada, quando uma equipe do Ministério da Saúde recebeu a missão de diagnosticar a situação dos yanomamis. O presidente Lula também visitou a região no sábado (21) e anunciou medidas de apoio aos indígenas.

Alertas sobre a situação precária dos yanomamis foram feitos por anos, mas não evitaram o abandono da população. A falta de assistência em saúde levou à proliferação de doenças como a malária, que teve 11 mil casos registrados no ano passado —num território com cerca de 30 mil habitantes.

No episódio desta terça-feira (24), o Café da Manhã entrevista Estevão Senra, geógrafo e pesquisador do Instituto Socioambiental. Ele avalia os impactos materiais e na saúde dos yanomamis, analisa o papel dos garimpeiros ilegais nessa situação e discute a responsabilidade do governo Bolsonaro.

O podcast também ouve Hanna Limulja, antropóloga e indigenista que trabalha com os yanomamis desde 2008. Ela conta como a crise afeta valores, rituais e crenças desse povo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.