Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: como a crise dos óvnis alimenta as tensões entre EUA e China

Caso de balão ganha corpo com novos objetos abatidos; Washington e Pequim trocam acusações e esfriam reaproximação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois da derrubada de um balão chinês no começo de fevereiro, os Estados Unidos redobraram o monitoramento do espaço aéreo e, nos últimos dias, intensificaram ações para minimizar o que o governo vê como ameaças ligadas a objetos voadores. Entre sexta (10) e domingo (12), três objetos voadores não identificados foram abatidos por caças americanos.

Os episódios alimentam uma troca de acusações entre Washington e Pequim. A Casa Branca apontou que o balão chinês abatido no dia 4 era um instrumento de espionagem, mas ainda não deu detalhes sobre a procedência ou a função dos novos óvnis.

A China afirma que o balão tinha fins de pesquisa meteorológica e chamou a decisão americana de destruí-lo de exagerada, com impacto para as relações diplomáticas. Nesta segunda, Pequim acusou os EUA de ter violado seu espaço aéreo pelo menos dez vezes no ano passado e alegou ter avistado um óvni na costa do país no fim de semana.

A disputa diplomática esfriou uma reaproximação que os dois países ensaiavam.

O episódio desta terça (14) do Café da Manhã conta o que se sabe até agora sobre os objetos voadores abatidos na América do Norte e explica o contexto de espionagem entre grandes potências. O repórter da Folha Igor Gielow analisa ainda as consequências dessa crise para as relações entre EUA e China.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.