Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute os novos ritmos e os hits do Carnaval

Após predominância de marchinhas, samba e axé, festa de rua ganhou ritmos como pop, sertanejo e funk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A trilha sonora do Carnaval já foi dominada por marchinhas clássicas, como "Mamãe Eu Quero", pelo samba e pelo axé. Hoje, gêneros como pop, funk, eletrônico e pagode baiano tornam a festa de rua mais plural.

Nos últimos cinco anos, as marchinhas e as canções de axé dividem as paradas de músicas mais tocadas do Carnaval com "Vai Malandra", de Anitta, e "K.O", de Pabllo Vittar, segundo um levantamento do Ecad.

Com a chegada do streaming, do TikTok, e de outras plataformas na internet, é cada vez mais difícil para a indústria fonográfica cravar o caminho para o hit carnavalesco.

O Café da Manhã desta segunda-feira (20) discute como as tendências musicais influenciam a trilha sonora do Carnaval e quais foram os grandes gêneros que marcaram a festa. O episódio tem entrevista com o repórter da Folha Lucas Brêda sobre a presença do samba hoje na folia, como outros ritmos se somaram a ele e quais devem ser os hits de 2023.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gabriela Mayer. Com reportagem de Carolina Moraes e produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.