Podcast discute para onde vai o novo arcabouço fiscal

Texto segue para o Senado depois de passar por mudanças na Câmara; votação teve traições na base e apoio de opositores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A vitória com folga na votação na Câmara do novo arcabouço fiscal proposto pelo governo foi marcada por apoio de opositores e discordância de parte da base. Foram 372 votos a favor —bem acima dos 257 exigidos para um projeto de lei complementar—, 108 contra e 1 abstenção.


O resultado veio com recados ao Planalto. Partidos aliados e com representação no ministério, como PSOL e Rede, votaram contra o texto. A bancada do PT votou integralmente a favor, depois da pressão do governo para evitar traições, mas um grupo de deputados do partido assinou um documento com críticas ao arcabouço.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), arregimentou parte dos votos favoráveis, em legendas próximas a ele, como Republicanos e União Brasil. Parte da oposição também deu apoio: o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro liberou o voto, e 30 deputados endossaram o projeto —cerca de 30% da bancada.

O arcabouço fiscal vai substituir o teto de gastos como ferramenta de controle das contas públicas. A proposta do ministro Fernando Haddad (Fazenda) promete zerar o déficit já no ano que vem, prevê um piso de investimentos públicos e condiciona o crescimento das despesas à alta nas receitas. Mudanças de última hora na Câmara tornaram as regras mais rígidas. Nesta quarta (24), deputados votaram os destaques finais, e o projeto segue para o Senado.

O Café da Manhã desta quinta (25) conta como ficou o arcabouço aprovado na Câmara e discute o que o resultado da votação indica para o governo. A repórter da Folha em Brasília Idiana Tomazelli analisa o caminho que Lula espera trilhar na economia daqui para frente.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Priscila Camazano. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.