Podcast trata da morte de Prigojin e das suspeitas sobre Putin

Aliados do mercenário acusam Moscou pela queda do avião; presidente prometeu investigação sobre o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na primeira manifestação depois da morte do líder do grupo mercenário Wagner, Ievguêni Prigojin, o presidente Vladimir Putin afirmou nesta quinta (24) que o ex-aliado era um "empresário talentoso", mas que "cometeu alguns erros sérios em sua vida" e "que era um homem com destino difícil". O líder russo prometeu uma investigação sobre o incidente, mas afirmou que ela deve "levar algum tempo".

Prigojin é o mais próximo ex-auxiliar do presidente russo a morrer em circunstâncias suspeitas. Ele ficou conhecido como "chef de Putin", por ter fornecido serviços de alimentação ao governo, e operava o grupo mercenário desde 2014. Há dois meses, Prigojin liderou um levante contra a cúpula militar do país. Em um grupo no aplicativo de mensagens Telegram, aliados dele acusaram Moscou pela morte.

Apesar da desconfiança em torno do Kremlin, não há, nesse momento, provas que liguem o acidente a Putin. Os motivos da queda do avião em que ele viajava ainda vão ser investigados. A aeronave voava sem intercorrências de Moscou a São Petersburgo, até ficar instável por cerca de 30 segundos e desaparecer do radar.

O episódio desta sexta-feira (25) do Café da Manhã conta o que se sabe sobre a queda do avião em que Prigojin estava, explica as suspeitas sobre o governo russo e discute as repercussões políticas da morte do rival de Putin. O podcast entrevista o repórter da Folha Igor Gielow.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.