Podcast trata do racismo ambiental e discute os impactos da desigualdade

Ator, diretor e ativista britânico Fehinti Balogun vem ao Brasil na próxima semana para divulgar filme sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator e ativista britânico Fehinti Balogun, conhecido por papéis em produções como "Duna" e a série "I May Destroy You", vem ao Brasil na próxima semana para divulgar o filme "Can I Live", dirigido por ele. Inspirado em uma peça homônima, a produção debate o racismo ambiental.

O tema virou central na carreira de Balogun em 2018, quando ele pesquisava para um trabalho no teatro e começou a ler sobre os impactos da crise climática; uma conversa com a mãe abriu os olhos dele para as diferenças desses impactos entre populações negras. O artista e ativista diz ao Café da Manhã que as duas coisas andam juntas: a arte aproxima as pessoas do debate sobre mudanças climáticas e racismo ambiental.

Balogun diz sentir, nas viagens para discutir o tema, uma abertura cada vez maior, ainda que veja como grande desafio fazer esse debate apresentando soluções factíveis —sem elas, na visão do britânico, as pessoas ficam desiludidas e apáticas.

No episódio desta quarta-feira (22), o Café da Manhã explica como a crise climática afeta especialmente populações negras, discute o fenômeno no Brasil e analisa as respostas possíveis. Além de Fehinti Balogun, o podcast entrevista a bióloga quilombola Maíra Rodrigues, doutoranda em geociências pela Unicamp, especialista em política e gestão de recursos naturais e coordenadora da área de racismo ambiental do Instituto Peregum.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.