Descrição de chapéu Café da Manhã Rússia

Podcast explica por que Ucrânia vive pior momento desde início da guerra

Rússia volta a atacar a capital Kiev enquanto Zelenski tenta repactuar apoios no Ocidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No segundo ataque da semana, a Rússia voltou a atingir Kiev nesta quarta-feira (13). Dez mísseis de longo alcance foram derrubados, segundo a Força Aérea ucraniana, mas causaram estrago e deixaram mais de 50 pessoas feridas —o maior número nos ataques à capital desde o início da guerra.

A ofensiva pode indicar uma campanha de inverno por parte de Moscou, que tem reestruturado parte da economia para fomentar o esforço militar. A promessa do Kremlin é ter em 2024 o maior gasto nesse setor desde o fim da Guerra Fria.

Enquanto isso, o ucraniano Volodimir Zelenski faz uma espécie de peregrinação, para tentar reforçar vínculos com aliados e reverter um clima de cansaço do Ocidente com o conflito. Nos Estados Unidos, ele se encontrou com parlamentares e com o presidente Joe Biden para tentar destravar um novo pacote de ajuda.

O Café da Manhã desta quinta-feira (14) explica por que a Ucrânia vive o pior momento na guerra, desde a invasão russa em fevereiro de 2022. O repórter da Folha Igor Gielow analisa a conjuntura no front e fora dele.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon. A produção é de Carolina Moraes e Victor Lacombe e a edição de som, de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.