Podcast analisa debate sobre idade na eleição dos EUA e peso da Super Terça

Donald Trump chega a dia decisivo com amplo favoritismo entre republicanos; Joe Biden deve ser confirmado como candidato democrata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta terça (5), quando 15 estados americanos votam ao mesmo tempo em primárias que escolhem os candidatos de cada partido, a campanha presidencial já está praticamente definida: Donald Trump deve ser confirmado como candidato republicano, depois de já ter conquistado sete vitórias e amplo favoritismo; e a escolha de Joe Biden como candidato democrata à reeleição também é dada como certa.

Com o cenário mais claro, a Super Terça perde força, mas analistas consideram que março segue um mês fundamental para a disputa americana, especialmente por decisões judiciais. Nesta segunda (4), a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que Trump poderá disputar a eleição. Outro processo em que ele é réu, pela suposta compra de silêncio da atriz pornô Stormy Daniels na eleição de 2016, vai a julgamento no fim do mês.

Biden enfrenta um índice de reprovação de 47%, segundo pesquisa do jornal The New York Times e do Siena College, além de pressões por temas internos e externos e questionamentos sobre uma suposta idade avançada para governar o país. Ele tem 81 anos, quatro a mais do que o rival.

O episódio desta terça-feira (5) do podcast Café da Manhã discute os rumos da campanha presidencial americana, com Trump elegível e Biden enfrentando alta rejeição. O professor de relações internacionais da FAAP Lucas Leite analisa os próximos passos das campanhas para a Casa Branca e as estratégias para uma vitória em novembro.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.