Podcast retrata a vida em Guantánamo e explica como prisão aparece na política americana

Repórter da Folha que visitou a base naval americana em Cuba conta por que o presídio segue aberto e quem continua encarcerado na ilha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais de vinte anos depois de ser aberta às pressas na Guerra ao Terror iniciada pelos Estados Unidos em resposta aos ataques do 11 de setembro, a prisão de Guantánamo está esquecida pela maior parte dos americanos, mas segue presente nos debates políticos do país.

A repórter da Folha Fernanda Perrin esteve na base naval americana em Cuba que abriga a prisão. Uma série de reportagens publicadas por ela nesta semana conta como é a vida em torno do presídio, quem são os detentos que seguem encarcerados na ilha e quais temas ligados ao centro de detenção seguem na agenda pública americana e internacional.

Quase 800 presos já passaram por Guantánamo, muitos capturados depois de denúncias de envolvimento com a Al Qaeda feitas em troca de recompensas —e que não foram comprovadas. Hoje há 30 pessoas detidas no presídio –19 delas nunca foram alvo de acusação legal.

O Café da Manhã desta sexta-feira (1º) discute por que a prisão de Guantánamo segue aberta. A repórter Fernanda Perrin conta os desdobramentos das denúncias de tortura no local e explica como a prisão deve aparecer nas eleições presidenciais deste ano.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.