Descrição de chapéu Café da Manhã violência

Podcast debate efetividade do modelo de segurança máxima em presídios federais

Fuga de dois detentos em Mossoró (RN) é inédita; PF investiga se presos tiveram ajuda de agentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento da direção da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN) depois da fuga de dois detentos. Os presos escaparam na madrugada desta quarta-feira (14), e a Polícia Federal deve fazer uma perícia nas celas para apurar as circunstâncias da ação; a corporação investiga se agentes deram colaboração.

É a primeira vez que há registro de fuga em um presídio federal do tipo. Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, 36, e Deibson Cabral Nascimento, 34 —ambos ligados à facção Comando Vermelho. Os esforços para a recaptura incluem uma operação conjunta entre os governos de Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

Presídios federais de segurança máxima foram criados em 2006; as unidades são de responsabilidade da Secretaria Nacional de Políticas Penais, ligada ao Ministério da Justiça. Além de nomear um interventor para Mossoró, Lewandowski determinou uma revisão "abrangente e imediata" de equipamentos e protocolos de segurança nas cinco penitenciárias federais. O secretário André Garcia, viajou ao RN.

O Café da Manhã desta quinta-feira (15) discute o modelo dos presídios de segurança máxima no Brasil, explica com que objetivo eles foram criados e analisa a efetividade desse tipo de prisão. O podcast entrevista o professor da Universidade Estadual do Maranhão Rafael Godoi, pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.