Podcast: o debate sobre a Previdência dos militares e o corte de gastos do governo

Proposta foi mencionada por equipe econômica como alternativa de revisão de despesas em meio à pressão fiscal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à pressão para que o governo corte despesas, a Previdência dos militares voltou à pauta. A ministra Simone Tebet (Planejamento) mencionou a revisão da aposentadoria de integrantes das Forças Armadas como um dos itens de um cardápio a ser apresentado ao Planalto —que vai bater o martelo sobre o tema.

A discussão é feita ao mesmo tempo no TCU (Tribunal de Contas da União). À Folha o presidente do órgão, Bruno Dantas, sugeriu que novas mudanças previdenciárias comecem pelas Forças. Segundo ele, o déficit per capita nessa área entre os setores de trabalhadores civis e militares é desproporcional. Em julgamentos recentes, o TCU também mira benefícios militares.

A discussão acendeu um alerta na cúpula das Forças, que teme que militares virem alvo prioritário no governo. A caserna quer vigilância constante sobre o SPSMFA (Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas), conjunto de direitos que garante remuneração, pensão, saúde e assistência na ativa e na inatividade.

O episódio desta segunda-feira (17) do Café da Manhã trata da ideia de mexer na Previdência dos militares. O repórter da Folha em Brasília Cézar Feitoza explica como funciona a aposentadoria das Forças, trata do lobby do Alto Comando e analisa até que ponto esse tema pode ganhar espaço neste momento.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Gabriela Mayer , Carolina Moraes , Lucas Monteiro , Thomé Granemann e Gustavo Simon
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.