Podcast explica por que há uma crise do lixo no Brasil e qual o custo dela

Jornalista que coordenou série de reportagens Além do Lixo discute gestão de resíduos no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O setor de processamento do lixo no Brasil enfrenta gargalos logísticos, falhas de gestão e e crises na área de reciclagem que se revelam em alguns paradoxos. Por exemplo: 71% dos brasileiros dizem separar resíduos recicláveis, segundo pesquisa Datafolha; mas só 4% do lixo com esse potencial é de fato reciclado.

Há um acúmulo de desafios —problemas de processamento, custos ambientais e climáticos, danos à biodiversidade e à saúde, oportunidades perdidas—, que na ponta do lápis geram um custo da ordem de R$ 97 bilhões por ano.

O episódio desta terça (2) do Café da Manhã discute por que há uma crise na destinação e no tratamento do lixo no Brasil. A repórter da Folha Fernanda Mena, que coordenou a série de reportagens "Além do Lixo", explica como funciona a gestão dos resíduos no país, conta quais são os gargalos para que ela seja adequada e analisa os impactos ambientais e sociais dessas falhas.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro. A edição de som é de Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.