Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2012 - 13h41

Procuradoria contesta os três principais candidatos em Salvador

Publicidade

EDER LUIS SANTANA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SALVADOR

O Ministério Público Eleitoral na Bahia contestou a inscrição de três dos principais candidatos à Prefeitura da Salvador.

O candidato do PMDB, Mário Kertész, não havia entregue duas certidões para garantir que não havia se envolvido ou sido condenado em processos criminais, segundo a assessoria do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado.

No caso do deputado federal ACM Neto (DEM), faltou uma certidão que comprova seu foro especial como parlamentar e sua coligação também não cumpriu a cota de 30% de candidatas mulheres.

Já o deputado federal Nelson Pellegrino (PT) não havia quitado uma multa de R$ 5.000, decorrente de propaganda eleitoral antecipada.

Depois de acionados, os candidatos apresentaram os documentos exigidos. Agora, os promotores irão analisar cada caso.

Até o dia 5 de agosto, os processos têm de ser julgados. Caso sejam levados à outra instância do Judiciário, o prazo é ampliado até 23 de agosto.

A advogada da campanha de Nelson Pellegrino, Sara Mercês, classificou a contestação como um "abuso".

Explicou que a multa por propaganda eleitoral antecipada foi divulgada em abril deste ano, sendo paga dois dias depois de o candidato ser intimado.

A advogada da campanha de Mário Kertész, Débora Guirra, afirmou que as duas certidões foram entregues em atraso por conta da demora em obtê-las junto ao Tribunal de Justiça. Ela assegura que os documentos foram entregues ao TRE e comprovam que o candidato está sem problemas na esfera judicial.

Já a advogada de ACM Neto, Lílian Reis, explicou que houve um "equívoco" na conferência da documentação, pois a certidão exigida foi entregue.

Sobre as cotas, o partido indicará três mulheres para disputar vagas na Câmara de vereadores. Isso fará com que o percentual de 30% seja atingido. Hoje, a coligação está com 82 candidatos, sendo 28% do sexo feminino.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página