Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2012 - 05h00

Comício hoje em BH marca volta de Lula aos palanques

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE
FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Liberado pelos médicos após a batalha contra o câncer, o ex-presidente Lula fará hoje um teste físico em Belo Horizonte para saber se terá condições de cumprir uma extensa agenda eleitoral até o final do primeiro turno.

Hoje à noite, Lula participa de comício do candidato do PT, Patrus Ananias, que está 16 pontos atrás do líder, o atual prefeito Marcio Lacerda (PSB), segundo o Datafolha.

O evento marca a volta do ex-presidente a um palanque e será o primeiro ponto no "mapa da guerra" eleitoral definido pelo ex-presidente.

Lula pretende passar por 17 cidades até o dia da votação, em 7 de outubro, mas a confirmação das viagens dependerá de seu desempenho hoje.

Na lista de visitas pré-agendadas, estão São Paulo e cidades como BH e Recife, capitais em que o PT enfrenta cabos eleitorais de peso, como o senador tucano Aécio Neves e o governador Eduardo Campos (PSB).

Nesses locais, Lula tem participado intensamente dos programas eleitorais. Por ora, só em São Paulo seu candidato, Fernando Haddad (PT), reagiu, segundo pesquisa Datafolha.

Os petistas querem saber se o ex-presidente terá fôlego para caminhadas, reuniões, carreatas e longos discursos após o câncer na laringe.

Hoje, o ritmo será cadenciado. Foram canceladas as caminhadas e as visitas às cidades de Contagem e Betim, na região metropolitana de BH. Uma fonoaudióloga o acompanhará no comício da praça da Estação, centro da cidade.

Desde o tratamento, Lula fez só um discurso --em maio, num fórum em Brasília, onde falou por pouco mais de uma hora. Seus assessores, porém, sabem que o discurso de hoje tem tudo para ser "mais exigente". A recomendação médica é que ele fale menos, mas sem um tempo estabelecido.

Cobiçado por petistas e aliados, o ex-presidente já gravou participações para programas de candidatos em dez capitais.

Editoria de arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página