Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2012 - 03h07

Tucanos perdem em reduto de governador

Publicidade

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO
CAROLINA DE ANDRADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Governada pelo PSDB há 16 anos, São José dos Campos terá uma administração petista a partir de 2013. Carlinhos Almeida (PT) foi eleito ontem com 51% dos votos válidos, ante 43% do tucano Alexandre Blanco.

Confira a página especial sobre as eleições 2012
Veja como foi a cobertura em tempo real as eleições

O Vale do Paraíba, onde a cidade está localizada, é região tradicionalmente tucana, reduto político do governador Geraldo Alckmin, natural de Pindamonhangaba.

A derrota do PSDB é histórica. O partido está no poder há quatro mandatos seguidos -dois do atual prefeito, Eduardo Cury, e dois do seu antecessor, Emanuel Fernandes.

Foi a terceira vez que Carlinhos se candidatou à prefeitura. Vereador e deputado estadual por três mandatos, é deputado federal desde 2011.

Apesar da derrota em São José, o PSDB está em coligações de ao menos seis prefeitos eleitos entre as cidades sedes de mesorregiões administrativas do interior.

O partido se manteve no governo em Piracicaba, onde Gabriel Ferrato -Apoiado pelo atual prefeito, Barjas Negri- bateu no primeiro Roberto Felício, do PT.

O tucano Paulo Alexandre Barbosa venceu com folga a petista Telma de Souza em Santos. Em Assis, Ricardo Pinheiro (PSDB) bateu o petista José Fernandes. Já em Itapetininga, o tucano Luis Di Fiori derrotou Ercio Giriboni (PV), que tinha o PT em sua coligação.

Outras cidades onde os tucanos integraram a coligação vitoriosa foram São José do Rio Preto -Valdomiro Lopes (PSB) foi reeleito- e Araraquara, com a reeleição de Marcelo Barbieri (PMDB).

Em Sorocaba, município governado pelo PSDB, o partido vai disputar o segundo turno: Antonio Carlos Pannunzio vai enfrentar o peemedebista Renato Amary.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página