Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2012 - 13h53

Marta se diz 'de alma lavada' e acha que Serra 'se enforcou com a própria corda'

Publicidade

LUCAS NEVES
DE SÃO PAULO

A ministra da Cultura e ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) disse se sentir "de alma lavada" com a possível vitória de seu correligionário Fernando Haddad (PT), ao chegar para votar em um colégio da zona oeste da capital, pouco depois das 12h deste domingo.

Derrotada por José Serra (PSDB) na eleição municipal de 2004, ela disse que o tucano "desta vez se enforcou com a própria corda": "Ficaram evidentes as armadilhas que fazia, a pessoa que ele é. Foi bom ver que os paulistanos perceberam e deram o troco".

Acompanhe a cobertura do 2º turno em tempo real

Segundo a ministra, "não é fácil disputar com alguém muito experiente e traiçoeiro [referência ao candidato do PSDB]". Ela afirmou que "as musiquinhas de campanha que tive de enfrentar [em 2004, quando concorreu com o tucano] eram preconceituosas, difíceis". "Tudo isso estava engasgado na garganta, daí a minha vontade de disputa."

Como fizera em encontro com Haddad no começo da manhã, Marta disse que o ex-presidente Lula e o PT de São Paulo acertaram ao lançar a candidatura do ex-ministro da Educação à prefeitura.

"O Lula tem a maior intuição, o maior tirocínio político que este país viu em muito tempo", disse ela, que pleiteava ser a candidata petista e deixou saber em repetidas ocasiões que estava triste por ter sido preterida. "Ele estava certo: a força interna e a capacidade de visão que teve, ainda mais numa situação adversa de câncer [na laringe] e com o PT enfrentando circunstâncias difíceis, foram incríveis."

Caio Kenji/Folhapress
A ministra Marta Suplicy chega ao colégio Madre Alix onde vota
A ministra Marta Suplicy chega ao colégio Madre Alix onde vota

Em setembro, dias depois de estrear na campanha de rádio e TV de Haddad, ela seria nomeada ministra pela presidente Dilma Rousseff.

A ministra não quis tecer conjecturas sobre a eleição para o governo do Estado em 2014. Os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde) são vistos como possíveis candidatos petistas, ao lado da própria Marta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página