Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2012 - 04h30

PT leva a melhor sobre o PSDB em confronto direto no 2º turno

Publicidade

DE PORTO ALEGRE

Se na disputa por capitais PT e PSDB empataram em 4 a 4 nas eleições deste ano, em confrontos diretos no segundo turno o partido do ex-presidente Lula se saiu melhor.

Os dois partidos se enfrentaram em 6 das 50 cidades com segunda votação. O resultado foi 4 a 2 para os petistas: duas vitórias no Estado de São Paulo, incluindo a capital e Guarulhos, e outras em Rio Branco e João Pessoa.

Os tucanos venceram em Taubaté (SP) e Pelotas (RS).

Em comum, esses municípios tiveram algum grau de nacionalização da disputa e discussões sobre temas alheios à pauta regional.

Pelo lado dos tucanos, o julgamento do mensalão foi argumento constante. Os petistas contra-atacaram investindo na presença de Lula, que participou de comícios em quatro dessas cidades.

Um deles foi em João Pessoa na semana passada, em apoio ao petista Luciano Cartaxo, que se elegeu.

No Rio Grande do Sul, o senador tucano Aécio Neves (MG) visitou duas vezes Pelotas ao longo da campanha para apoiar o candidato de seu partido, Eduardo Leite, 27, que acabou eleito.

A presidente Dilma Rousseff, que no primeiro turno gravou poucas declarações de apoio para evitar atritos com siglas aliadas, entrou na campanha em confrontos diretos contra tucanos.

Na segunda fase, com embates mais polarizados, ela fez uma série de gravações pelo país, como na cidade gaúcha, João Pessoa e Rio Branco. (FELIPE BÄCHTOLD)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página