Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2013 - 18h33

DEM vai ao Conselho de Ética da Câmara contra petista

Publicidade

ERICH DECAT
DE BRASÍLIA

O DEM encaminhou nesta terça-feira (5) ao Conselho de Ética da Câmara uma representação contra o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) sob a acusação de quebra de decoro e atos incompatíveis com a ética.

A ação é assinada pelo presidente do partido, senador José Agripino Maia (RN), e tem como base o episódio ocorrido na última quarta-feira (27), quando Devanir tomou o microfone do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que fazia um pronunciamento no plenário. Após tomar o aparelho, o petista chamou Onyx de "canalha".

A revolta de Ribeiro ocorreu minutos depois de um tumulto por conta de manifesto feito por integrantes do DEM no espaço destinado à exposição do PT na Câmara dos Deputados.

A galeria, que fica no corredor entre as comissões da Casa ao plenário, foi preenchida com imagens da trajetória do PT, que completa 33 anos em 2013. A linha histórica dos painéis pulava o ano de 2005, quando ocorreu o episódio do mensalão.

Integrantes da oposição criaram um painel avulso e colocaram entre os anos de 2004 e 2006 com o título: "O ano do mensalão". A iniciativa causou bate-boca e troca de xingamentos.

Na representação, o DEM também cita entrevista dada por Devanir a uma rádio de Porto Alegre realizada no dia seguinte à confusão na Câmara. À rádio o petista teria dito que não chegaram às vias de fato porque Onyx ficou quieto.

Após o recebimento do documento, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), deverá fazer um sorteio entre três integrantes da comissão para a escolha do relator que conduzirá o processo.

Procurado pela Folha, Devanir não foi encontrado. Segundo assessoria do deputado, ele está em tratamento médico em São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página