Alckmin implantará vitrine tucana no lugar do 'Museu do Lula', no ABC 

Governador atende a pedido de prefeito de São Bernardo para fazer Fábrica de Cultura

Thais Bilenky
São Paulo

O governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato a presidente, autorizou nesta terça-feira (27) a construção de uma Fábrica de Cultura no prédio onde seria o “Museu do Lula”, como é conhecido o projeto do Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Vitrine da gestão tucana no setor, a Fábrica de Cultura de São Bernardo deverá ser a segunda fora da capital paulista, depois da de Diadema, cuja obra foi entregue pelo governador também nesta terça, com o equipamento ainda inoperante.

Com isso, Alckmin atendeu a pleito do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), que prometeu a mudança na eleição de 2016.

A licitação do Museu do Trabalhador foi feita em 2010, último ano de Lula na Presidência, quando o prefeito de São Bernardo era Luiz Marinho, hoje pré-candidato à sucessão de Alckmin pelo PT. 

A ideia era criar uma instituição em homenagem aos movimentos sindicais do ABC, berço político de Lula.

Há cerca de um ano e meio, porém, a obra foi embargada. Duas ações tramitam na Justiça, com Marinho entre os alvos, por suspeita de superfaturamento, fraude e corrupção, entre outras irregularidades, as quais o petista nega.

“O famigerado museu virará uma fábrica de educação e cultura para São Bernardo”, discursou Alckmin, na cidade, em anúncio que não estava previsto oficialmente.

A prefeitura tem um TAC (termo de ajustamento de conduta) com o Ministério Público e o Ministério da Cultura para fazer no prédio o equipamento cultural.
Morando comemorou o aval de Alckmin. “Esse museu se tornou o maior símbolo de escândalo da nossa cidade. Esse empenho da gestão em modificar o destino para uma Fábrica de Cultura é um anseio da sociedade”, discursou.

Procurado, Marinho não quis se pronunciar. À época das denúncias, sua assessoria afirmou que o ex-prefeito “tem absoluta convicção da lisura do processo de licitação e obra e do Museu do Trabalho e do Trabalhador”.

controvérsia

Com quase R$ 16 milhões de investimento público, a obra foi iniciada em 2012 com previsão de duração de nove meses. Em julho de 2017, a construção foi interrompida após denúncia do Ministério Público de que houve desvios milionários nas obras.

Segundo o ex-vereador petista e urbanista Nabil Bonduki, o custo do projeto, a despeito das acusações de superfaturamento, é inferior ao de outros museus erguidos nos últimos anos.

Para Bonduki, colunista da Folha, a decisão de Alckmin “acaba tendo conotação política”, também pelo simbolismo do projeto original.

Ele disse que “a história tradicional é a história das elites” e que um museu sobre o trabalhador valoriza um setor em geral preterido na narrativa corrente.

“Acho melhor implantar uma Fábrica de Cultura do que deixar uma ruína. Mas o projeto era muito sério, bem interessante”, afirmou.

Obras do que seria o Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo do Campo, em 2013
Obras do que seria o Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo do Campo, em 2013 - Joel Silva - 9.dez.2013/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.