Hartung falta a evento com Temer e diz que país amanheceu 'sobressaltado'

Governador do Espírito Santo era esperado em inauguração de aeroporto em Vitória

São Paulo

Paulo Hartung (MDB), governador do Espírito Santo, tinha agendada uma aparição pública com presidente Michel Temer nesta quinta-feira (29): a inauguração do novo aeroporto de Vitória. 

O chefe do executivo capixaba, no entanto, faltou ao compromisso e justificou a ausência dizendo que "o país amanheceu mais uma vez sobressaltado com fatos políticos preocupantes".

A nota de Hartung não cita Temer, seu companheiro de partido, nem as pessoas próximas ao presidente que foram detidas nesta quinta-feira, pela operação Skala.

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, concede entrevista em sua casa em Vila Velha, no Espírito Santo, em fevereiro de 2017. Ele falou sobre a crise na segurança pública do Estado que levou caos à população com a greve da Polícia Militar.
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, em entrevista em sua casa, em Vila Velha - Joel Silva - 10.fev.17/Folhapress

A Polícia Federal prendeu às 6h o empresário e advogado José Yunes, 81, amigo e ex-assessor do presidente Michel Temer (MDB) na operação Skala. Também foram detidos o coronel João Baptista Lima Filho, o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi (MDB), aliados de Temer, e o empresário Antônio Celso Grecco, dono da Rodrimar, empresa que atua no Porto de Santos.

Eles são investigados em um inquérito que apura supostas irregularidades em um decreto do setor portuário assinado por Temer em maio de 2017, que teria beneficiado a empresa Rodrimar

Os pedidos de prisão foram determinados pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, em um despacho de terça-feira (27). Segundo esse documento, o esquema que envolve aliados de Temer existe há 20 anos.

Em sua nota, Hartung diz apoiar a investigação dessas denúncias com profundidade.

"Como democrata que sou, também defendo o amplo direito de defesa de todos os citados. Mas ressalto que os episódios políticos sucessivos e graves dessa natureza têm prejudicado o país e a economia, trazendo prejuízos sociais com impacto direto na vida das pessoas, particularmente os mais pobres”, afirmou o governador capixaba.

Em Vitória, Temer não respondeu a perguntas de jornalistas sobre a operação Skala. Na inauguração do aeroporto, o presidente disse que estar na Presidência é um trabalho  dificílimo. "É uma coisa que você fica sujeita a bombardeios a todo momento, mas tenho a felicidade de ter chegado até aqui", afirmou.

Do lado de fora da cerimônia, Temer foi alvo de protestos.  Faixas contra o governo foram colocadas no saguão do novo aeroporto e um boneco de um "vampirão" de dois metros de altura, armado com um fuzil, foi queimado por manifestantes.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.