Joesley Batista deixa a prisão em São Paulo

Dono da J&F foi libertado por ordem da Justiça de Brasília

São Paulo

O empresário Joesley Batista, dono da J&F, deixou a prisão na noite desta sexta-feira (9) em São Paulo. Ele estava detido desde setembro do ano passado na carceragem da Polícia Federal na capital paulista.

Joesley deixou o local sem tornozeleira porque o equipamento ainda está em falta em São Paulo. O mesmo ocorreu com seu irmão, Wesley, quando deixou a prisão no último dia 21. 

 
Na saída, em protesto, um cinegrafista amador atirou farinha sobre o carro que levou Joesley.
Joesley Batista deixa a carceragem da PF em São Paulo no banco de trás de carro
Joesley Batista deixa a carceragem da PF em São Paulo no banco de trás de carro - Joel Silva / Folhapress

Mais cedo, a Justiça Federal do Distrito Federal havia determinado a soltura de Joesley e do ex-executivo da empresa Ricardo Saud, já que o processo tinha sido enviado a ela pelo ministro do Supremo Edson Fachin, relator da Lava Jato. A competência para julgar o caso foi declinada para a 12ª Vara em Brasília pois os dois não têm foro especial.

Saud deixou a Papuda, em Brasília, pouco antes de Joesley ser libertado, segundo a assessoria da J&F.

Joesley foi preso por ter omitido provas em sua delação premiada, firmada com o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Ele também é acusado de envolvimento no chamado “quadrilhão do PMDB”.

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, que tomou a decisão, determinou que Joesley e Saud entreguem seus passaportes, já que não podem se "ausentar do país sem autorização judicial".

Eles deverão ainda comparecer "a todos os atos do processo", mantendo atualizados os seus endereços.

Por não ter saído com a tornozeleira, Joesley terá que se apresentar toda terça-feira à PF em São Paulo.

Segundo o magistrado, Joesley estava "encarcerado preventivamente há exatos seis meses, prazo muito supremo aos 120 dias previstos para a conclusão de toda a instrução criminal e flagrantemente aviltante ao princípio da razoável duração do processo".

 

Afirmou ainda que, no caso, nem "sequer foi instaurada a instância penal, estando o feito na fase da investigação criminal".

A PGR pediu a rescisão dos termos a delação, mas ainda falta a medida ser apreciada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Wesley era acusado pelo crime de "insider trading", ou seja, uso de informação privilegiada para manipular o mercado de ações.

No caso, a empresa dos irmãos Batista teria obtido lucro ao comprar derivativos de dólar e vender ações da JBS antes da divulgação da delação premiada e lucrar com as oscilações do mercado quando a notícia veio a público.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.