Serra chama medida de Doria de 'verdadeira monstruosidade'

Em campos opostos no PSDB, declaração ocorre após anúncio de que prefeito concorrerá a governo

Thais Bilenky
São Paulo

Dois dias depois da oficialização da pré-candidatura do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ao governo paulista, o senador José Serra (PSDB-SP) veio a público criticá-lo por uma medida na gestão municipal.

Ex-governador e ex-ministro da Saúde, Serra contestou a medida anunciada pela gestão Doria nesta semana de fechar 108 AMAs (assistências médicas ambulatoriais), unidade de saúde que o senador implantou quando era ele o prefeito.

"É uma verdadeira monstruosidade contra o atendimento de saúde da população", criticou Serra. "As AMAs são vasos intercomunicantes. Um lugar que deixa de atender acaba descarregando em outros", disse.

Serra e Doria estão em campos opostos no PSDB. O senador chegou a ser cotado para disputar o governo paulista, mas declinou.

Sobre a afirmação de que se trata de uma remodelagem, Serra disse que ela "acabará com uma instituição que tem um bom funcionamento e aumentará a demanda sobre as demais. Estão fazendo para cortar despesas supostamente em saúde".

Ex-secretário de Serra na prefeitura, Januario Montone considerou a medida "um enorme retrocesso na capacidade de atendimento". "É a 'farinata' da Saúde", criticou.

Segundo a prefeitura, "com a implantação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) pelo Ministério da Saúde a partir de 2007, as AMAs se tornaram desnecessárias à estrutura do SUS". 

A reestruturação, transformando AMAs em UPAs, "é para garantir melhor uso dos equipamentos. Nenhum serviço municipal de saúde será fechado ou interrompido sem que exista outro para substituí-lo", afirmou. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.