Smanio é o mais votado para procurador-geral de Justiça de São Paulo

Cabe ao governador, porém, indicar entre os candidatos quem será o chefe do Ministério Público

São Paulo

Candidato à reeleição como procurador-geral de Justiça de São Paulo,  Gianpaolo Smanio  foi o mais votado por integrantes do Ministério Público de São Paulo para chefiar a instituição.  A eleição interna foi realizada neste sábado (7).

Smanio teve 1.178 votos, mais que a soma de seus concorrentes,  Valderez Abbud (663 votos) e  Márcio Christino (358).  

O procurador Gianpaolo Smanio, eleito por seus pares para continuar à frente do Ministério Público de São Paulo
O procurador Gianpaolo Smanio, eleito por seus pares para continuar à frente do Ministério Público de São Paulo - Marlene Bergamo/FolhaPress

Os nomes compõem uma lista tríplice, conforme a colocação no pleito, já entregue ao governador Márcio França (PSB). Constitucionalmente, o governador do Estado tem a prerrogativa de indicar o chefe do Ministério Público, que não precisa ser necessariamente o mais votado.

Segundo o Ministério Público de São Paulo, este foi o pleito com maior índice de participação da história da instituição (96,9%) —1.975 procuradores e promotores de Justiça estavam habilitados a votar.

Smanio venceu a eleição interna do  Ministério Público de São Paulo em 2016 e foi indicado para o posto pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). 

PERFIL

Em 2016, Smanio foi o candidato apoiado por Márcio Elias Rosa, então atual procurador-geral.

Bacharel em direito pela USP, mestre e doutor em direito das relações sociais pela PUC-SP, ele ingressou no Ministério Público em 1988. Foi subprocurador-geral de Justiça Institucional de 2014 a 2016.

Ocupou também o posto de secretário-geral do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.