Dirceu vai cumprir decisão judicial e se entregar antes das 17h, diz amigo

Deputado distrital Chico Vigilante tomou café da manhã no apartamento do petista

Bernardo Caram
Brasília

O ex-ministro José Dirceu decidiu que vai cumprir a decisão judicial que determinou sua prisão e vai se entregar à Polícia Federal antes do prazo final, marcado para as 17h desta sexta-feira (18), afirmou o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), que é amigo do petista.

O ex-ministro José Dirceu, que deve se entregar até as 17h
O ex-ministro José Dirceu, que deve se entregar até as 17h - Lula Marques - 17.mai.18/Folhapress

Na quinta-feira (17), a 13ª Vara Federal expediu mandado de prisão contra Dirceu, depois que ele teve recurso negado no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que se manifestou a favor da execução provisória da pena.

A juíza Gabriela Hardt determinou que o ex-ministro se apresente à Polícia Federal em Brasília até as 17h desta sexta. Em seguida, ele deverá ser encaminhado ao Complexo Médico-Penal, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde há uma ala reservada aos presos da Lava Jato.

Por volta de 8h30, Chico Vigilante chegou ao prédio de Dirceu, em região nobre da capital federal. Na saída, ele disse que tomou café da manhã com o amigo, que estava com a filha no apartamento.

“Ele está tranquilo, está sereno, mas está indignado, porque infelizmente neste país só vai para cadeia petista. O pessoal do PSDB toma champanhe com o Moro”, afirmou. “Ele vai cumprir a decisão judicial. Já que a juíza disse que ele precisa se entregar até as 17h, ele vai se entregar antes das 17h”.

Em setembro de 2017, Dirceu teve sua pena aumentada na segunda instância para 30 anos e nove meses por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

O petista chegou a ser preso preventivamente em agosto de 2015, mas teve habeas corpus concedido pelo STF em maio de 2017. Caberá à 12ª Vara de Execução Penal julgar se o período em preventiva servirá para redução da pena.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.