Descrição de chapéu Eleições 2018

Com cúpula sob investigação, PTB oficializa apoio a Alckmin

No evento, ex-governador elogiou Roberto Jefferson e criticou 'olhar mesquinho' sobre as alianças

Angela Boldrini
Brasília

Com sua cúpula sob investigação, o PTB oficializou neste sábado (28) o apoio ao pré-candidato à presidência Geraldo Alckmin (PSDB). 

O partido, que tem Roberto Jefferson como presidente, fez sua convenção nacional no Hotel Nacional, em Brasília, com a presença do tucano. 

Ao agradecer o apoio do partido, o primeiro a declarar voto no tucano, Alckmin elogiou Jefferson e criticou o que chamou de "olhar mesquinho" sobre alianças. 

"O Roberto, desde a primeira vez que eu liguei pra ele para agradecer sua declaração nos jornais de que eu era o melhor candidato, há meses, até hoje não pediu nada, absolutamente nada. Nosso compromisso é com o Brasil", afirmou.  

Questionado por jornalistas se o fato de o presidente nacional do partido ser um dos principais envolvidos no escândalo do mensalão não seria um constrangimento, o tucano afirmou que Jefferson é um "homem de coragem" e que teve papel importante ao colocar o "dedo na ferida do PT". 

 

"É com Geraldo Alckmin que retomaremos o orgulho de sermos brasileiros", afirmou Jefferson em sua fala.  Ele comparou o tucano com o personagem bíblico Moisés, ao defender que o tucano faça reformas política, previdenciária e tributária. "Como Moisés no deserto, a nos guiar à terra prometida", disse.  ​

Além dele, são alvos da operação Registro Espúrio sua filha, a deputada Cristiane Brasil (RJ), e o líder da sigla na Câmara, Jovair Arantes (GO). 

O apoio ao tucano já havia sido decidido pela executiva nacional no dia 18 de julho, e foi apenas confirmado com votação simbólica. 

Na porta, uma foto enorme de Jefferson recebia os convidados. No fundo do salão, um grupo de percussão da juventude do partido entoava entre os discursos: "pela mudança eu digo sim, meu presidente é Geraldo Alckmin" e "o PTB tá com moral, com o Roberto presidente nacional". 

Antes do início da convenção, o pré-candidato tomou café da manhã com Jefferson e sua filha no hotel onde foi realizado o evento.

Cristiane Brasil, que está proibida de manter contato com outros investigados na operação, foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli a comparecer à convenção partidária. 

ATIVISMO

Em discurso durante a convenção, a deputada federal Cristiane Brasil (RJ) ironizou integrantes do Ministério Público, criticou o que chama de "ativismo judicial" e disse que a inocência da cúpula do partido será provada. 

"Uma coisa que eu fico impressionada são aqueles santinhos bonitinhos, com diploma, código atrás de suas cadeiras gravando videozinho: 'Ai, gente, eu sou aqui do Ministério Público, eu mando prender, mas eu estou aqui pra dizer pra vocês que vocês só podem votar em quem a gente mandar'. Eu acho lindo esse ativismo judicial, só que é proibido", ironizou a deputada.

Filha de Roberto Jefferson e alvo da Operação Registro Espúrio, Cristiane foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli a comparecer à convenção partidária. Ela é proibida de manter contato com outros alvos da investigação, como o pai. 

"O PTB agora virou inimigo político. Então eu digo pra vocês que podem bater, podem bater bonito. Porque no fim das contas, se nós temos uma constituição, se fazemos prevalecer as nossas leis, a verdade prevalecerá e a inocência dos nossos dirigentes também", disse. 

Cristiane Brasil é investigada em operação que apura organização que fraudava concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho.

No início do ano, Cristiane foi indicada para a chefia da pasta, mas sua posse não se concretizou em razão de denúncias de desrespeito à legislação trabalhista. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.