Descrição de chapéu Eleições 2018

Boa gestão é suficiente para aumentar atendimento nos hospitais, diz Skaf

Candidato também quer melhorar a educação sem gastar muito dinheiro

Joana Cunha
São Paulo

O candidato do MDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, afirmou nesta segunda-feira (27) que só com gestão, e sem investimento, é possível dobrar o atendimento de hospitais no estado sem investir em novos leitos.

"Hoje, 50% é o nível de ocupação dos hospitais que atendem SUS. Significa que pode dobrar o atendimento sem investir nada, porque estão ociosos 50%", disse Skaf, em evento de campanha em Sorocaba. 

O candidato citou o exemplo da Santa Casa de Misericórdia que acabara de visitar. "A Santa Casa estava com problema gravíssimo. Quando mudou a gestão, com o padre Flavio tomando conta, homem competente, o que aconteceu? Investimento, equipamentos de última geração, pessoas bem atendidas e respeitadas. Precisamos pegar referências, como o que está acontecendo aqui na Santa Casa, Incor, Hospital de Base de Rio Preto, Hospital do Rim, e levar essa referência a toda a rede hospitalar de São Paulo."

A ideia de que uma boa gestão descarta a necessidade de recursos financeiros se tornou recorrente no discurso do candidato do MDB para São Paulo. Os processos e os cálculos para atingir os objetivos ainda não foram detalhados pela campanha do emedebista. 

Para a educação Skaf também promete levar alta qualidade sem gastar muito dinheiro. Quando questionada sobre de onde sairá o recurso para cumprir a proposta de levar para o ensino público a qualidade do Sesi-SP (do qual foi presidente e está licenciado), a campanha de Skaf fala em "eficiência".

"Os recursos serão geridos com mais eficiência e não há uma grande diferença de custos por aluno entre Sesi e estado. Acreditamos que será possível a implantação gradual do nosso modelo sem grande necessidade de aumento de recursos", afirma a campanha, em nota. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.