Bolsonaro lidera corrida presidencial em cenário sem Lula, diz Ibope

Ex-presidente ainda é líder em cenário no qual é incluído entre os candidatos

São Paulo

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto à Presidência em um cenário sem o ex-presidente Lula, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta segunda-feira (20).

O capitão reformado aparece com 20% da preferência do eleitorado, seguido por Marina Silva (Rede), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 9%.

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que lidera a corrida eleitoral em cenário sem Lula
O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), que lidera a corrida eleitoral em cenário sem Lula - Zanone Fraissat - 17.ago.2018/Folhapress

É a primeira pesquisa do instituto desde o início oficial da campanha eleitoral e dos dois primeiros debates na TV entre os candidatos.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, é o quarto colocado na pesquisa, com 7% das intenções de voto, e aparece tecnicamente empatado com o provável substituto de Lula, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que tem 4%.

Em seguida, aparece Alvaro Dias (Podemos), com 3%. Empatados com 1% estão Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL).

Brancos e nulos somam 29%. Outros 9% não sabem ou não responderam.

Cenário com Lula

O Ibope também pesquisou cenário no qual Lula aparece entre os candidatos. Nessa hipótese, o petista lidera com 37% das intenções de voto, com Bolsonaro aparecendo em segundo, com 18%.

Em seguida, nesse cenário, aparecem Marina (6%), Ciro (5%), Alckmin (5%), Alvaro Dias (3%), Eymael, Boulos, Meirelles e Amoêdo (1% cada). Cabo Daciolo, Vera e Goulart Filho não atingiram 1% no cenário com Lula.

Brancos e nulos somam 16%. Outros 6% não sabem ou não responderam.

Para os dois cenários o Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 17 e 19 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01665/2018.

CNT/MDA

Também nesta segunda-feira foi divulgada a pesquisa CNT/MDA, que considerou Lula como candidato. Nesse cenário, o ex-presidente lidera a disputa com 37,3% das intenções de voto, contra 18,3% de Bolsonaro.

Na sequência, de acordo com a CNT/MDA, aparecem Marina Silva, com 5,6%, Alckmin, com 4,9%, e Ciro Gomes, com 4,1%. Alvaro Dias (Podemos) alcança 2,7% e os demais candidatos não alcançam 1%.

De acordo com o TSE, não há nenhuma vedação legal para que os institutos de pesquisa façam sondagens de nomes que não estão registrados como candidatos na Justiça Eleitoral.

Por esse motivo, cada instituto tem a liberdade de fazer pesquisas que considerem ou não Lula ou seu potencial substituto.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.