Descrição de chapéu Otavio Frias Filho

Em vídeos, Otavio Frias Filho comenta o jornalismo e sua função; assista

Dois deles são participações no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1989 e em 1996

Vídeos de quatro momentos diferentes mostram Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha, lembrando a história do jornal e discutindo a imprensa brasileira. O jornalista morreu aos 61 anos nesta terça-feira (21), em São Paulo, vítima de um câncer iniciado no pâncreas.

Dois dos vídeos são participações no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1989 e em 1996. Em ambos, o jornalista fala sobre reformas gráficas pelas quais passava o jornal e sobre a necessidade da imprensa se adaptar e melhorar sempre.

Mudanças nas páginas do jornal também foram abordadas em discurso pelos 90 anos da Folha, em 2011, e em trecho do documentário "O jornal do futuro", em 2010. Assista abaixo.

 

Folha 90

2011: “O jornalismo, tal como procuraram praticá-lo, é um serviço de utilidade pública”, afirmou. Em discurso no aniversário de 90 anos da Folha, Otavio Frias Filho falou da importância do jornalismo ao relembrar a trajetória da publicação e homenagear profissionais que “moldaram” o jornal.

 

 

Trecho do documentário 'O jornal do futuro'

2010: “Entendo que uma das minhas responsabilidades é procurar zelar por esse equilíbrio de diferentes pontos de vista.” No documentário “O jornal do futuro”, que trata das mudanças na Redação e na parte gráfica da Folha, Otavio Frias Filho fala sobre seu papel dentro do jornal.

 

Roda Viva

1996: Otavio Frias Filho participa do Roda Viva pela segunda vez. Na entrevista, falou das dificuldades enfrentadas pelo jornalismo e de sua missão. “A função da imprensa tem um relevo antipático, hostil. Estou convencido de que os jornais existem, se é para simplificar, é para falar mal. A função da imprensa é de interpelação, de fiscalização.”

 

Roda Viva

1989: “Eu tenho uma opinião bastante crítica em relação à Folha e, no jornal, a gente tenta estimular essa atitude crítica”, disse na primeira vez em que esteve no Roda Viva. No programa, falou sobre mudanças gráficas pelas quais a Folha passava, sobre a criação da seção Erramos e a candidatura de Fernando Collor.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.