Descrição de chapéu Eleições 2018

Match Eleitoral ajuda eleitor de SP a escolher um deputado federal

Ferramenta criada por Folha e Datafolha encontra candidatos com opiniões e perfil mais próximos do eleitor

São Paulo

Muita gente não se lembra em quem votou para deputado federal na eleição passada ou acabou escolhendo o candidato na última hora e por indicação de alguém. Isso quando não resolve o "problema" votando apenas no número do partido de sua preferência. 

O resultado é que, em muitos desses casos, o eleitor dá seu voto para um candidato que nada tem a ver com as suas posições. Sem saber, pode estar ajudando a eleger alguém que pensa exatamente o contrário do que o dono do voto acredita.

Para contornar essa dificuldade no momento talvez mais crucial da democracia, a Folha e o instituto de pesquisas Datafolha criaram o Match Eleitoral. Acesse a ferramenta clicando aqui.

Urna eletrônica utilizada para votação - Diego Herculano/Folhapress

Ele ajudará na escolha do candidato a deputado federal por São Paulo que mais se aproxima das posições dos eleitores em questões de comportamento, política e economia.

"A ferramenta que a Folha disponibiliza a partir de hoje marca o início de uma grande transformação no modo como a escolha para o Legislativo federal se dará daqui para a frente. O mundo digital, interativo e instantâneo, irá, se não quebrar, ao menos mitigar o círculo vicioso da escolha mal feita, do eleito descompromissado e da consequente baixa identificação entre representantes e representados", afirma Antonio Manuel Teixeira Mendes, superintendente do Grupo Folha e um dos idealizadores da ferramenta.

"Em nosso 'presidencialismo de coalizão', como alguém já definiu, o Legislativo dá e tira a governabilidade do Executivo. Escolher bem os novos integrantes do Congresso é uma necessidade cívica", diz Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha. "Com o Match Eleitoral, a Folha dá mais subsídios para que o eleitor desempenhe bem esta tarefa." 

Múltipla escolha ajuda a selecionar candidato ideal 

Ao responder a um questionário de múltipla escolha sobre assuntos do interesse da sociedade, a ferramenta encontrará candidatos cujas respostas mais se pareçam com as dos eleitores.

São 20 perguntas objetivas, cada uma com um peso, numa escala de concordância ou discordância parcial ou total. As mesmas questões já foram respondidas pelos candidatos e estão em uma base de dados do Datafolha.

Quando o eleitor responde a essas perguntas, suas escolhas são comparadas com a base, em total sigilo —as respostas dos internautas são armazenadas, mas de forma anônima, sem identificação com quem as respondeu.

O sistema determina, então, o grau de afinidade entre eleitores e candidatos, ou seja, "dá o match". Diante do resultado, o usuário poderá ainda aplicar filtros, caso queira dar mais peso a uma característica --como o sexo do candidato.

A ferramenta permite responder ao questionário quantas vezes o eleitor quiser, para que sejam testados os "matchs" apresentados.

Ao final, os usuários poderão acessar, na íntegra, as respostas dos candidatos, seja na ferramenta, seja na lista completa de fichas, que a Folha também vai disponibilizar.

Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, o Match Eleitoral é um instrumento voltado para o exercício da democracia. 

"O atual Congresso Nacional é o mais rejeitado do período pós-redemocratização, segundo o Datafolha. A ferramenta contribui para que o eleitor elabore e valorize mais o seu voto e, posteriormente, se interesse por acompanhar o trabalho de seu deputado federal."

"Aos candidatos, resta agradecer à tecnologia a possibilidade de estarem nesse palanque virtual, em que poderão colocar, de forma clara e transparente, quem são, o que pensam e o que defendem", completa Teixeira Mendes.

Depois que o Match Eleitoral estiver no ar, os candidatos que ainda não responderam ao questionário podem procurar o Datafolha pelo telefone (11) 3224-4473 e pelo email projetosdatafolha@data folha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.