Descrição de chapéu Eleições 2018

O que esperar da campanha eleitoral? Jornalistas da Folha respondem

Campanha no rádio e TV começa dia 31 de agosto

 
São Paulo e De Brasília

Dia 31 de agosto começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Qual será o caminho que os candidatos seguirão para convencer o eleitor? Isso é o que mostra esse vídeo da TV Folha com repórteres e colunistas do jornal.

Foram analisados os perfis dos cinco melhores colocados segundo a última pesquisa Datafolha, realizada em junho deste ano.

Líderes na corrida eleitoral nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e a ex-ministra Marina Silva (Rede Sustentabilidade) terão, juntos, menos de 4% do espaço da propaganda.  

Em cada bloco do horário eleitoral, Bolsonaro terá direito a apenas 9 segundos, pouco mais de 1% do total.

Marina, que fechou aliança com o PV, aparecerá por 21 segundos —quase 3% do programa.

O maior tempo de TV, disparado, será o do tucano Geraldo Alckmin, com cerca de 44% de todo o espaço da propaganda —5 minutos e 32 segundos por bloco.

O candidato do PT —Lula, que está preso em Curitiba desde abril, deve ser barrado pela Justiça Eleitoral— e Henrique Meirelles (MDB) vêm logo em seguida, com cerca de 19% e 15% respectivamente.

O tempo oficial de propaganda será definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda quinzena deste mês, após o registro de todas as candidaturas.

A projeção feita pela Folha leva em consideração as alianças e candidatos lançados pelos partidos até o fim do prazo para realização de convenções, no domingo (5).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.