Descrição de chapéu Eleições 2018

Buscaram 'pelo em ovo' na campanha de Marina Silva em 2014, diz Fernando Meirelles

Candidata, então no PSB, enfrentou baixas na equipe após recuo do programa em relação a união gay

Angela Boldrini
Brasília

Colaborador da campanha de Marina Silva, o cineasta Fernando Meirelles afirmou que em 2014 a imprensa procurou "pelo em ovo" ao criticar propostas da ex-senadora para a população LGBT.

À Folha, por email, o diretor de "Cidade de Deus" defendeu o programa da candidata da Rede, que ajudou a formular.

"Na última eleição só ela tinha um plano de governo e a imprensa, ao invés de achar isso positivo, foi buscar pelo em ovo, e criou-se uma polêmica semântica. O programa falava em "união estável"  entre casais do mesmo sexo e não em casamento. Isso deu pano para manga e ela perdeu muitos votos", escreveu.

O cineasta Fernando Meirelles, que ajudou a formular o programa de Marina Silva (Rede)
O cineasta Fernando Meirelles, que ajudou a formular o programa de Marina Silva (Rede) - Marcus Leoni - 13.abr.2017/Folhapress

Em 2014, a campanha da candidata (então no PSB), sofreu baixas após um recuo do programa em relação ao casamento gay. Menos de 24 horas após a divulgação, a presidenciável retirou do documento trechos que tratavam de questões de gênero e orientação sexual.

Entre elas a promessa de articular a aprovação de leis regulamentando a união de casais do mesmo sexo e a criminalização da homofobia. A justificativa foi a de que a versão divulgada não era a final.

Neste ano, as diretrizes programáticas da ex-senadora afirmam que o casamento homoafetivo deve ser protegido por lei.

Segundo o cineasta, a polêmica fez com que Marina ficasse "mais cautelosa para expor as ideias". "Mas não tem jeito, esta é a hora", disse. 

Meirelles é um dos colaboradores da campanha de Marina e já atuou com ela em outras eleições. Ele diz que por conta da agenda corrida —está rodando uma série para a HBO e finalizando um longa— tem ajudado "menos do que gostaria". "O que estou fazendo é ceder imagens para os vídeos da campanha e participando de um grupo que ajuda a pensar, reclamar e sugerir ideias", afirmou.

Dos vídeos, a campanha da candidata da Rede diz já ter produzido 12 peças. O tempo da candidata na TV é escasso: coligada com o PV, possui 21 segundos no horário eleitoral e uma inserção de 30 segundos por dia. 

Por isso (e também pelo fato de a campanha na TV começar apenas no dia 31 de agosto), o foco devem ser as redes sociais, onde Marina já publicou clipes de campanha.

Do programa, Meirelles diz que o que mais gosta é "o propósito geral": "Combater a desigualdade com desenvolvimento sustentável. Isso gera boas ideias em todos os campos", disse. Entre elas, cita a diversificação de matriz energética, e o foco dado na educação de crianças de zero a 6 anos.

"É aí que o cérebro se forma e se organiza e é aí que começa a desigualdade. Faz todo sentido buscar dar a todas as as crianças a mesma chance com bons maternais", afirmou. 

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