Descrição de chapéu Eleições 2018

PT diminui participação de Lula em campanha no rádio e na TV

Partido teve que alterar horário eleitoral após determinação da Justiça

Géssica Brandino Letícia Casado
São Paulo e Brasília

O PT diminuiu a participação de Lula no horário eleitoral desta segunda-feira (3) no rádio e na televisão. A medida aconteceu após a decisão do TRE-SP (Tribunal Eleitoral de São Paulo), no sábado (1º), que determinou a retirada do ar de campanhas do candidato petista ao Governo do Estado de São Paulo, Luiz Marinho.

Marinho havia levado ao ar no seu horário político propagandas que descumpriam a legislação, que limita em 25% o máximo que outra pessoa que não o candidato pode ocupar no horário eleitoral gratuito. 

Nesta segunda (3), o ex-presidente foi citado uma vez por Marinho no seu espaço no horário eleitoral. Lula apareceu ainda no encerramento da propaganda em uma inserção pequena em que diz uma frase que dura menos de 10 segundos. “Tenho certeza que você Marinho vai fazer a diferença”, afirmou o ex-presidente, preso em Curitiba, no vídeo. ​

Candidato ao governo paulista, Luiz Marinho (PT) faz "L" de Lula ao iniciar campanha no centro de São Paulo
Candidato ao governo paulista, Luiz Marinho (PT) faz "L" de Lula ao iniciar campanha no centro de São Paulo - Zanone Fraissat - 16.ago.2018/Folhapress

No rádio, a estratégia utilizada pelo PT foi fundir a imagem do ex-prefeito de São Bernardo do Campo com a do ex-presidente. Para isso, a campanha trouxe pontos em comum na história dos dois políticos.

“Ele veio do interior, fugindo da seca. Viveu na periferia e aprendeu o ofício de metalúrgico. Foi uma das grandes lideranças sindicais do ABC. No governo federal fez a diferença na vida dos brasileiros. Como gestor, é lembrado pelas grandes obras. Uma trajetória que se confunde com a esperança de milhões de trabalhadores", diz o narrador da propaganda.

Na TV, Marinho citou Lula uma vez, quando lembrou que foi seu ministro do Trabalho no governo petista. O candidato usou o restante do tempo para falar da sua experiência como prefeito de São Bernardo. 

No espaço dos deputados estaduais do PT, Lula foi citado na TV no jingle ​principal, no verso que diz "chama que o povo quer. É Lula nos braços do povo. É Lula livre".

Outra decisão tomada na noite deste domingo (2) deve interferir na propaganda da chapa à Presidência do PT. O ministro Luís Felipe Salomão, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), proibiu o partido de veicular o material transmitido no rádio no sábado (1º), em que Lula apareceu como candidato.

Ele determinou multa de R$ 500 mil para cada propaganda eleitoral veiculada no rádio em desconformidade com a decisão do TSE, que, na madrugada de sexta para sábado, barrou a candidatura do petista com base na Lei da Ficha Limpa.

No rádio, Marinho partiu para a desconstrução de seus adversários. Em críticas indiretas a João Doria (PSDB) e Paulo Skaf (MDB), o candidato associou ambos ao presidente Michel Temer, .

"Temer tem dois candidatos em São Paulo: um sem palavra e o outro fez você te pato", afirma, listando problemas que atribui à gestão tucana no estado, como trens parados, crise hídrica e falta de investimentos sociais.

Assim como no primeiro programa, a campanha de Doria contou a trajetória do candidato.

Já a do governador de São Paulo e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), defendeu o legado de Alckmin, listou promessas de campanha e apresentou o político como leal.

"Não se pode trair quem confia em você", afirmou França ​em referência a Doria, que abandonou a Prefeitura de São Paulo para concorrer ao Governo do Estado.

O ex-prefeiro falou sobre o caso no seu horário eleitoral. "Reconheço que alguns estão chateados comigo. E eu respeito esse sentimento", disse Doria.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.